De artesãos a jardineiros: Faça você mesmo (DIY) um vaso de plantas

Olá pessoas que acompanham esse SeUniverso!

Olha nós aqui de novo!

Hoje resolvemos tratar de dois assuntos em uma única postagem (estamos econômico): sobre os problemas que um casal enfrenta em querer alegrar o apartamento com uma plantinha sem entender nada de plantinhas e um “faça você mesmo (DIY) um vaso de plantas”!

Você deve tá aí se perguntando: OI???

Explicamos: teremos hoje nosso primeiro DIY! E vamos começar em grande estilo ajudando quem tem pouco money: um DIY de vaso de plantas beeeeeem baratinho!

Explicamos também a parte de comprar plantinhas: nosso apartamento tem uma varandinha mini que estava muito sem graça. Aí tivemos a brilhante ideia (aquela que todo mundo tem) de comprar uma plantinha pra alegrar o lugar. Mas queríamos uma planta que coubesse tanto no apartamento quanto no orçamento.

Mas a surpresa começou quando descobrimos que vasos de plantas são caros. Mais caros que as plantas em alguns casos…

Foi aí que resolvemos usar a criatividade para fazermos o nosso próprio vaso! Daí surgiu a ideia do DIY do vaso de plantas baratinho e bonitinho!

Vamos lá!
Você vai precisar de:

  • 01 lata de tinta de cinco litros (vazia, óbvio… haha)
  • 04 esteiras de enrolar sushi ou jogo americano de bambu (achamos os nossos numa loja de utilidades domésticas também conhecida como loja de R$2,00 mas que na verdade é R$2,25)
  • Abridor de lata
  • Cola de artesanato
  • Tesoura

 

SeUniverso-Lata-Vaso-DIY

Lata de tinta vazia

SeUniverso-Esteira-Vaso-DIY

Esteira de sushi ou jogo americano

Fazer é bem fácil:

Em um primeiro momento, retire a parte de cima da lata e amasse bem os lados para evitar futuros acidentes. Depois faça furos espaçados na parte inferior da lata para que a água possa escoar quando você regar a plantinha.

SeUniverso-Lata-Furada-DIY

Furos em baixo da lata

Antes de iniciar a colagem das esteiras na lata, faça todas as medições, tanto de largura quanto de altura. No nosso caso, tivemos que emendar um pedaço, já que a lata é mais alta que as esteiras. Caso isso também aconteça com você, sugerimos que a emenda fique na parte inferior do vaso. Fica mais bonito assim (ao menos pra gente). Depois de medir, inicie a colagem. Passe cola no avesso da esteira, posicione-a sobre a lata e a aperte com cuidado, segurando até que a cola seque. Aqui vai um segredo: cole a esteira por partes para não correr risco da cola secar antes de você colar.

 

SeUniverso-DIY-Vaso-Colado

Colagem da esteira

SeUniverso-colandoEsteira-DIY-Vaso

Colando as esteiras

 

 

Depois de colada todas as partes…

 

TCHARAN!!!!

 

SeUniverso-VasoPronto-DIY

Vaso “pronto”! Ainda falta a terra e as coisas de jardinagem para plantar a plantinha

 

Bom… Com o vaso feito, saímos novamente em busca de uma planta (só depois descobrimos que primeiro compra-se a planta e depois pensa-se no vaso. Mas somos inexperientes nessa coisa de jardinagem, então nos deem um desconto. haha).

Depois de muito pesquisar, encontramos uma folhagem linda e de nome estranho por apenas 10 dilmas! Com tantas vantagens (beleza + baixo custo), escolhemos ela!

Compramos e fomos para casa felizes da vida…

Começamos a cuidar da plantinha: a colocamos no cantinho da varanda, onde faz sombra ao longo do dia e a regávamos dia sim e dia não.
Mas, por não sermos especialistas, achamos por bem descobrir qual seria a melhor forma de cuidar da planta para não correr o risco de matá-la…

Como não lembrávamos o nome da folhagem, voltamos ao local em que a compramos e fomos burros: não levamos nada pra anotar o nome. Nem mesmo o celular, pasmem!

Resultado: dividimos o nome ao meio e cada um ficou responsável por decorar uma parte (hashtagficaadica). Chegamos em casa, corremos para o pai dos ignorantes, também conhecido como Google, e descobrimos que a tal da Beaucarnea (é esse o nome estranho da nossa folhagem), também conhecida como Pata-de-elefante, só é pequena quando bebê…

Isso mesmo, caros amigos… Compramos uma plantinha que vira uma árvore enorme…

Depois de muito rir da cara um do outro, também descobrimos que ela não é lá muito fã de água (pode ficar quase 15 dias sem receber uma mísera gotinha) e gosta de sol…

Pobre Beaucarnea… Quase a matamos!!!

Estamos até agora tentando entender como as pessoas viviam antes do advento da internet e dos auxílios do Google… Tentativa e erro? Se fosse assim, nossa “plantinha” já estaria morta…

Por fim, resolvemos ficar com a beaucarnea enquanto ela for jovenzinha… Depois a levaremos para a cidade da @Namorada. Lá ela terá muito espaço para crescer forte e saudável!

 

SeUniverso-DIY-Planta

Essa é a famosa Beucárnea

 

#Fica_A_DICA

  1. Se for pra usar o vaso em ambientes externos, como é o nosso caso, recomendamos que envernize o bambu ou que deixe o vaso em ambientes internos. O nosso desbotou… rs
  2. Em um primeiro momento, colamos as esteiras com cola quente. Até que segurou, mas alguns dias depois caiu tudo e tivemos que colar novamente. Use cola de artesanato. É barata e serve para uma quantidade infinita de materiais, desde tecido até madeira!

 

 

Por hoje é só, pessoas bonitas!!!!

Se quiserem acompanhar nossas dicas e desventuras em série, se inscreva deixando seu e-mail aqui embaixo! Também se inscrevam no nosso Twitter e Facebook! Lá postamos besteiras diversas diariamente!!!